PERU ASSADO
INGREDIENTES
- 5 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de alho
- 1/2 xícara (chá) de manjericão fresco
- 150 ml de vinho branco seco
- Tempero pronto a gosto
- 1 peru
- Suco de 1 laranja
- 100 g de manteiga ou margarina derretida
MODO DE PREPARO
No liquidificador, bata o azeite, o alho, o manjericão fresco, o vinho e o tempero pronto. Lave o peru e passe o tempero batido por dentro e por fora. Recheie com a farofa. Amarre a ponta das coxas com um barbante. Cubra bem com papel-alumínio e leve para assar por 1h30min mais ou menos.
Retire o papel-alumínio e deixe por 1 hora, regando com a mistura de suco de laranja e a manteiga derretida.
FAROFA DE BACON
INGREDIENTES
- 500 g de bacon
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- margarina
- passas
- 400 g de farinha de mandioca
- salsinha e cebolinha a gosto
MODO DE PREPARO
Coloque em uma frigideira grande o bacon cortado em cubinhos, a cebola bem picadinha, o alho e a margarina. Leve ao fogo.
Quando tudo estiver dourado, junte as passas.
Adicione a farinha e misture bem. Se você achar que está muito seca, acrescente mais margarina. Mexa bem e a farofa está pronta.
BACALHOADA
INGREDIENTES
- 1,5 kg de bacalhau salgado comprado já em pedaços, desosssado e sem a pele;
- 800 g de batatas descascadas e cortadas em rodelas;
- 1 pimentão vermelho cortado em rodelas;
- 1 pimentão verde cortado em roelas;
- 1 pimentão amarelo cortado em rodelas;
- 2 cebolas grandes em rodelas;
- 2 dentes de alho picados;
- 2 tomates maduros sem pele e sem semente, cortados em rodelas;
- 100 g de azeitonas pretas sem caroço;
- 3 ovos cozidos;
- 1 pitada de pimenta-do-reino
- azeite de oliva extravirgem e sal a gosto;
MODO DE PREPARO
Vamos ao preparo do bacalhau, que pode ser iniciado até 3 dias antes, caso tenha comprado ele salgado.
Se seu bacalhau veio com pele, retire-a antes de tudo (com o bacalhau ainda salgado e seco; ou congelado, para quem comprou dessalgado). É bem fácil, basta levantar um lado dela e ir puxando com movimentos firmes. Não puxe para cima, puxe para trás, é mais inteligente!
Coloque o bacalhau dentro de uma vasilha funda, dentro da pia, com a torneira aberta (caindo pouca água) por 10 minutos. Deixe-o tomar esse banho relaxante com a água transbordando e, depois, jogue ela fora.
Encha a vasilha com água gelada e leve à geladeira. Não se preocupe porque a água gelada não vai deixar o cheiro empestear sua geladeira. Troque a água umas 3 vezes por dia.
Esse processo todo, além de tirar o excesso de sal, hidrata o bacalhau novamente (lembre-se que o peixe foi salgado e seco para virar bacalhau). Você vai ver que ele vai crescer e ficar macio.
Para o bacalhau que estamos fazendo aqui (lombo, pedaços grossos), são 2 dias trocando a água. Porém, gosto de deixá-lo 3 dias, porque fica mais macio. Se quiser o bacalhau mais salgado, deixe apenas 1 dia, também trocando a água 3 vezes.
Feito isso, desfie ou corte em pequenos pedaços e reserve;
Preste muita atenção nos ossos e espinhas. Elas são geralmente grandes e você consegue vê-las ou senti-las. Use as mãos! Não desmanche os pedaços para catar espinhas, elas ficam mais perto da pele e da parte mais alta do lombo. Pode usar uma pinça para puxá-las (pinça limpíssima, “zero bala”, nada de cabelos e restos de cera! Argh!). Os ossos são super visíveis e não precisam de dica para retirá-los.
Precisamos de um recipiente grande e que possa ir ao forno. Olhe para a quantidade de bacalhau e pense que vai colocar os pedaços lado a lado, em uma única camada e que não devem ficar espremidos. Outro detalhe: sua bacalhoada será servida nesse mesmo recipiente, então dispense aqueles feios, com lascas quebradas e coisas do tipo.
Vamos começar com a cebola, que solta bastante água e, estando no fundo, evita que queime os outros ingredientes. Use metade da quantidade, espalhando por todo o recipiente.
Depois vem, nesta ordem:
Metade da quantidade de tomate / Metade da quantidade de pimentão / Toda a batata / Todo o bacalhau / O restante do tomate / O restante do pimentão / O restante da cebola / Orégano a gosto / Azeite, bastante / Azeitonas pretas a gosto.
Não se esqueça de distribuir muito bem os ingredientes por todo o recipiente, em todas as camadas. Isso é importantíssimo para ninguém ficar catando pedaços de pimentão no teu prato porque não tem no dele (é aquele tio mala da batata…).
Preaqueça o forno a 250°C por uns 15 minutos.
Cubra o refratário com um papel alumínio, com a parte mais brilhosa virada para fora. O papel vai formar uma espécie de forninho lá dentro, que servirá para cozinhar as batatas.
RABANADA
INGREDIENTES
- 1 bisnaga de pão francês ou pão de rabanada
- 3 ovos
- 1 xícara de leite condensado
- 2 xícaras de leite
- óleo para fritar
- açúcar e canela a gosto
MODO DE PREPARO
Corte a bisnaga em fatias
Misture os ovos, o creme de leite e o leite.
Passe as fatias por essa mistura.
Frite em óleo quente
Escorra em papel absorvente.
Polvilhe com açúcar e canela e sirva
FELIZ NATAL!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.