Mostrando postagens com marcador Dicas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Dicas. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Confira os truques surpreendentes ensinados pelo chef Pedro Gabriel do Senac



– Quer deixar o brócolis cozido, crocante e verdinho? Adicione sal na água da fervura e acrescente os legumes apenas quando estiver fervendo. Depois de um minuto, escorra e dê um choque térmico, colocando o brócolis cozido em um recipiente com água e cubos de gelo.

– Sua beterraba anda pálida? Deixe-a com uma cor superviva adicionando sal e vinagre na água fervente. Em seguida, coloque a beterraba para cozinhar com a casca e um pedacinho do caule.

– Para deixar o azeite muito mais saboroso, basta acrescentar ervas aromáticas, como orégano, tomilho, alecrim e louro.

– Xiii! O bolo grudou! Para desenformá-lo, coloque a fôrma sobre o fogo baixo por alguns segundos. Ele se soltará facilmente.

– Picar cebola faz você chorar? Acabe com as lágrimas usando uma cebola bem gelada e cortando-a em água corrente. Outra maneira é picá-la perto de uma janela, onde haja boa ventilação.

– O segredo para deixar a massa da torta ou empada macia e sequinha é bem simples: use a gordura gelada, nunca em temperatura ambiente.

– Para tirar a acidez do molho de tomate, acrescente uma pitada de açúcar no final do cozimento.

– Quer claras em neve bem firmes? Adicione uma pitada de bicarbonato de sódio às claras antes de batê-las.

– Adora batata frita supercrocante? Pré-frite as batatas em baixa temperatura por 5 minutos, escorra o óleo e seque-as. Em seguida, coloque-as em uma embalagem bem fechada e leve ao freezer. Quando estiverem quase congeladas, frite-as novamente, agora em óleo bem quente, até que fiquem douradas e crocantes.

– Descascar os tomates e os pimentões não é difícil quando você sabe o truque! Com a faca, faça um x na base dos tomates e coloque-os numa panela com água fervente por 30 segundos. Escorra-os e adicione-os em uma vasilha com água e gelo para dar o choque térmico. A pele se soltará com facilidade. Já os pimentões podem ser colocados diretamente na chama do fogão, espetados em um garfo. Gire até queimar de todos os lados. Depois, retire a pele em água corrente.


Bon appétit!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O que é refogar

Socorro na cozinha


Post image for Refogar

Como “refogar” um alimento

Refogar é fritar os ingredientes (que a receita diz) em pouca gordura fervente.
Essa gordura pode ser qualquer uma, mas as mais comuns são: óleo, azeite e manteiga.
Nessa técnica, o alimento cozinha com pouca gordura, em temperatura alta e é mexido durante todo o tempo. Basicamente isso, sem nenhum mistério.
No preparo do arroz, por exemplo, a etapa anterior à adição da água é o que chamados de “refogar”.
Quando alguma receita disser: “refogue com cebola, alho, sal e tomates durante algum tempo e, em seguida, adicione a água e deixe cozinhar por 5 minutos”, você já sabe o que fazer. É para fritar os ingredientes com um pouco de gordura quente até eles ficarem cozidos, e aí vai começar outra etapa do preparo, na qual o método de cocção (“cozimento”) é outro.
“Mas o que é ‘um pouco’ de gordura, no caso?”
“No caso”, é um tanto que “molhe” todo o alimento que será refogado. Não é fritura, não é para fazer piscininha. É só o suficiente para envolver tudo que estiver ali.
Refogamos muito cebola e alho (nas receitas por aí), repara só!
Para refogar a cebola, vou adiantar que você precisa fritar até que ela fique transparente. Já o alho, deixe dourar bem pouquinho (se for para fazer arroz, não deixe mesmo dourando senão seu arroz não vai ficar todo branquinho!). Bom, se a receita disser para fazer de algum modo específico, acredite nela!
Olha só que coisa mais sem sete cabeças? Não é uma moleza?
Agora você acaba de ganhar o mundo. Vai sair refogando tudo!!!


quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Espanta insônia

receitinha para as noivas que já sofrem com a insônia...

Bebida para espantar insônia

Leite quente com mel, baunilha e canela. Depois de uma caneca dessa bebida, você não vai precisar mais contar carneirinhos.
  Pronto em 4 min


INGREDIENTES
  • 1 xícara de leite
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 2 gotas de baunilha
  • 1 pitada de canela
MODO DE PREPARO

Esquente o leite no micro-ondas por 3 minutos ou até que ele comece a ferver. Adicione uma colher de mel, a baunilha, polvilhe canela e bom sonhos!



terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Como fazer feijão

Calaro, do Socorro na cozinha

Post image for Como fazer feijão


Cozinhar feijão é uma coisa que nunca pensei que aconteceria na minha vida, mas tem dias que um feijãozinho faz falta, não é verdade?
Você pode comer na rua, pedir para alguém fazer e congelar, mas fazer o seu próprio feijão é uma independência e tanto!
Eu gosto de fazer feijão mulatinho (ou “carioquinha“, aquele meio marrom), acho ele mais gostoso! Mas você pode usar esta receita para cozinhar o feijão preto também, é a mesma coisa!
As medidas que darei aqui são para 5 pessoas, para 4 dias. Se você vai comer tudo sozinho, vai durar quase um mês! Rsrs!
Ah! A panela de pressão no caso é de 4,5 l, o tamanho mais comum de ver por aí, sabe qual?

Receita de Feijão

Ingredientes:

1Kg de feijão
2 litros e meio de água
sal, alho e louro a gosto
linguiça e bacon a gosto se desejar

Modo de preparo:

Escolha o feijão (derrame em cima de uma mesa e vá separando as pedrinhas e feijões estranhos).
Lave o feijão escolhido (o bom, pelo amor de Deus né! O ruim vai pro lixo.) três vezes: lava, escorre, lava, escorre, lava escorre…
Encha a panela com 2,5 L de água e acrescente o feijão. Observe se não ultrapassou o limite indicado na panela. Se tiver passado, tire água até ficar na altura da linha.
Deixe cozinhar por 40 minutos. Após esse tempo, abra a panela e veja se cozinhou. Se o feijão não estiver cozido e tiver pouca água, coloque mais água e volte para o fogo na pressão.
O cozimento depende do seu gosto. É você quem sabe se prefere ele mais cozido ou durinho.
Depois de cozido, você pode escolher se vai temperar tudo de uma vez ou não. Se for congelar o feijão, aconselho temperar quando for descongelar.
Se for temperar tudo, refogue o tempero (em fogo alto, aquela fritadinha que a gente dá antes de colocar a comida na panela) em outra panela e passe o feijão para ela. Tempere com a tampa aberta para engrossar o caldo, se quiser.
Se for congelar, distribua o feijão pelas vasilhas. Divida em quantidades que você acha suficientes para cada refeição.
Na hora de descongelar, tire a vasilha do freezer 1 hora antes e refogue (fogo alto) o tempero antes de colocar o feijão na panela.
Não fique socando o feijão para ele se soltar, senão os caroços vão se romper e vai ficar aquele monte de casca solta, horrível! Em vez disso, coloque um pouco de água junto que ele vai terminando de descongelar, ou então coloque um minutinho no microondas. Se achar que está “aguado”, continue cozinhando com a panela aberta, até engrossar o quanto você achar necessário!
Pronto, não tem erro!!
O tempero é uma coisa que você vai acertando aos poucos… O pessoal que entende de feijão pode comentar aqui e dar umas dicas, seria legal!
Outra coisa: se quiser, você pode cozinhar em panela normal (sem pressão). O que acontece é que o tempo de cozimento é umas três vezes maior! Masss, se for mesmo usar a panela de pressão, não deixe de ler sobre como usá-la, é muitissimissimo importante!


quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Socorro na cozinha!

Navegando no site da Farm, descobri um blog hiper interessante: Socorro na cozinha

Esse deveria ser o manual da mulher, enrolada ou não! rsrsrs

Se a carapuça lhe serviu, corre pro blog e anota todas as dicas preciosas!

Vou postar as que mais gostei!


AL DENTE

Post image for Al Dente


Diversas vezes ouço dizer para "retirar a massa quando estiver al dente" mas não sabia o que isso significava...

Pois bem, “Al dente” é o ponto de cozimento da massa (“macarrão al dente”) quando é perfeitamente cozida e oferece uma leve resistência à mordida. O tempo de cozimento de uma massa para ficar “al dente” varia conforme seu formato, espessura e se é seca ou fresca – esta última é aquela variedade de massa que fica refrigerada no supermercado e que é macia, sabe?
Siga sempre as indicações de preparo na embalagem do produto e aplique o melhor teste de todos: experimente enquanto cozinha! Ela deve estar macia e firme ao mesmo tempo, sem parecer crua e muito menos pastosa (porque aí já era, não tem como “descozinhar”).
Quando ficar pronta, tire do fogo, escorra e sirva. O calor que continua na massa vai fazer com que ela cozinhe mais um pouco e se mantenha aquecida.

ah ta...



BANHO-MARIA

 
Post image for Banho-maria


Vocês sabem o que é o tal “cozimento em banho-maria“, que aparece vez ou outra nas receitas?

O banho-maria é uma técnica de cozimento à base de calor indireto, utilizado no preparo de alimentos que não podem nunca entrar em ebulição, como caldas, enformados ricos em ovos e pudins. Também usamos essa técnica para derreter chocolates, por exemplo.

Coloca-se o recipiente com o alimento dentro de outro recipiente maior, que está cheio de água quente.
Você pode colocar o recipiente grande direto no fogo (pode ser uma panela, por exemplo), mas nunca deixe a água ferver (sua temperatura ideal é entre 80 e 85°C).
Tanto no preparo de molhos quanto derretendo chocolates, mexa sempre para homogeneizar o cozimento.


Humpf...só não entendo o que que a maria tem a ver com isso! kkkk

Descobri que existe uma panela própria para cozinhar em banho- maria! Deem uma olhada no site da Camicado




SAL E PIMENTA NA MEDIDA E NA HORA  CERTA

Post image for Sal e pimenta na medida e na hora certa

Saber temperar a comida na hora certa faz toda a diferença no resultado final.
O sal e a pimenta são muito importantes para revelar o sabor natural de carnes, aves, peixes ou qualquer outro alimento, sabia?  Mas para isso acontecer, eles precisam ser adicionados no início do preparo. Se forem acrescentados no final, o prato pode ficar temperado demais!
Isso já aconteceu com você, certo? Deu até sede de tanto sal.

E aquele papinho de “cada um tempera a comida no seu próprio prato” não cola também. Vai lá fazer sua comida direito.
Não tem mistério! É só adicionar sal e pimenta e ir experimentando para regular o tempero enquanto cozinha. Assim você vai saber quando está bom, né?

Comece com pouco e vá acrescentando. Tirar o tempero é mais difícil…
Outra dica boa é colocar sal, pimenta ou qualquer outro tempero com a ponta dos dedos, porque assim você consegue controlar melhor a quantidade.
Depois que você acertar uma vez, vai saber melhor quanto tempero colocar nas próximas vezes.