terça-feira, 7 de maio de 2013
Angu
Socorro na cozinha
INGREDIENTES
Fubá de milho (a metade da quantidade de água)
Água para cozinhar (o dobro da quantidade de fubá. Para um angu cremoso, use 4 vezes a quantidade de fubá)
Sal a gosto (eu costumo colocar logo uma colherzinha de sal, que vai muito bem na porção mínima de angu que eu faço, que é sempre usando em torno de 500 ml de água)
Caldo de frango, de legumes ou outro que você preferir (só se desejar usar um temperinho diferente, é opcional. Dissolva pelo menos meio tablete, conforme a quantidade de angu que estiver preparando)
Alho (a gosto, se desejar)
MODO DE PREPARO
Ferva a água com o sal e os outros temperos que quiser usar. Quando a água ferver, diminua para um fogo médio.
Vá acrescentando o fubá pouco a pouco, bem devagar e mexendo sempre para não empelotar. Eu disse “bem devagar” porque se você colocar muito logo de cara, pode ficar grosso demais bem rápido e também muito empelotado.
Mexa até que fique bem consistente e solte do fundo da panela (igual brigadeiro *-*)
Se por acaso você não seguir minha recomendação e empelotar muito, acrescente água para dissolver. Se precisar colocar muita água, é melhor que ela esteja quente.
O angu preparado assim vai endurecer conforme for esfriando e você vai poder virar de um prato para o outro igual pudim. Já o angu preparado com o dobro de água, vai ficar mais cremoso (eu prefiro assim mil vezes!).
Tem gente que gosta de colocar leite no final do cozimento. Tem também quem adicione um pouco de óleo ou manteiga na água ou no final do preparo, no último caso. Eu não faço assim, mas você pode experimentar se quiser.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.