terça-feira, 7 de maio de 2013

Batata assada fatiada

Post image for Batata Assada Fatiada

Socorro na cozinha


INGREDIENTES

Batata inglesa
Azeite para regar
Manteiga para bezuntar
Alho fatiado (você pode cortar com a faca, no ralador ou comprar pronto)

Sal a gosto (se tiver sal grosso, melhor ainda)
Pimenta preta moída a gosto

MODO DE PREPARO

Lave bem as batatas, esfregando bastante a casca.
Apoie uma batata de cada vez em uma tábua para fatiar. Faça fatias de no máximo meio centímetro de espessura, cuidando para não cortar até o final (esse é o grande charme no resultado).
Use uma faca muito bem afiada porque assim você corta com precisão. A faca cega pode escorregar e ir direto para seus dedos, ela é um perigo!
Depois de fatiar a batata, vá colocando fatias de alho entre as de batata.
Regue com azeite. É um fio pra lá e outro pra cá, bem generosos.
Salpique um salzinho, a gosto. Logo em seguida, espalhe com as mãos uma colher pequena (chá) de manteiga pela batata, ajudando a espalhar o sal por toda parte.
Por fim, coloque pimenta a gosto.
Leve ao forno pré-aquecido em temperatura alto e deixe lá até ela ficar bem dourada e linda! (Mais do que essa da foto, que podia ter ficado mais tempo no forno)
Espete um palito de churrasco, uma faca ou um garfo para ver se ela já está macia por dentro.

Angu

Post image for Angu

Socorro na cozinha

INGREDIENTES

Fubá de milho (a metade da quantidade de água)
Água para cozinhar (o dobro da quantidade de fubá. Para um angu cremoso, use 4 vezes a quantidade de fubá)
Sal a gosto (eu costumo colocar logo uma colherzinha de sal, que vai muito bem na porção mínima de angu que eu faço, que é sempre usando em torno de 500 ml de água)
Caldo de frango, de legumes ou outro que você preferir (só se desejar usar um temperinho diferente, é opcional. Dissolva pelo menos meio tablete, conforme a quantidade de angu que estiver preparando)
Alho (a gosto, se desejar)



MODO DE PREPARO

Ferva a água com o sal e os outros temperos que quiser usar. Quando a água ferver, diminua para um fogo médio.
Vá acrescentando o fubá pouco a pouco, bem devagar e mexendo sempre para não empelotar. Eu disse “bem devagar” porque se você colocar muito logo de cara, pode ficar grosso demais bem rápido e também muito empelotado.

Mexa até que fique bem consistente e solte do fundo da panela (igual brigadeiro *-*)
Se por acaso você não seguir minha recomendação e empelotar muito, acrescente água para dissolver. Se precisar colocar muita água, é melhor que ela esteja quente.
O angu preparado assim vai endurecer conforme for esfriando e você vai poder virar de um prato para o outro igual pudim. Já o angu preparado com o dobro de água, vai ficar mais cremoso (eu prefiro assim mil vezes!).
Tem gente que gosta de colocar leite no final do cozimento. Tem também quem adicione um pouco de óleo ou manteiga na água ou no final do preparo, no último caso. Eu não faço assim, mas você pode experimentar se quiser.